domingo, 7 de junho de 2009

URGENTE: organização SIPAD

Acabei de carregar no site www.4shared.com (HD virtual para compartilhamento) os trabalhos propostos para o SIPAD, divididos em pastas rotuladas por GTs. Os coordenadores de GT devem acessar http://www.4shared.com/dir/15764311/6f99d269/sharing.html e fazer o download do conteúdo de suas pastas, para organizar as mesas e horários. Os coordenadores terão muito trabalho para fazer a organização e cronograma de seus GTs porque as propostas foram enviadas sem muita atenção às normas. Há propostas com nomes incompletos (apenas primeiro nome) ou várias propostas num só arquivo. Isso tudo dificulta o trabalho da coordenação de GT. Mas nada que algumas horinhas não resolvam. Tb pretendo enviar a cada coordenador de GT o pacote de suas propostas. João está retornando de viagem enquanto eu estou partindo. Retorno dia 17/6. Peço que, até lá, dúvidas e deliberações sejam esclarecidas entre os coordenadores, os quais têm autonomia para isso. Dispomos de dois dias (23 e 24/6), períodos da manhã e tarde para distribuição das atividades - eventualmente noite tb. Muito provavelmente haverá atividades concomitantes. A proposta para o meu GT segue abaixo, como eventual modelo.

Horário GT Imagem e/em Movimento
Coordenação: Alfredo Suppia

23/6

14h – 15h30

COMUNICAÇÕES

A arte do Videoclipe
Dayana Aparecida de Souza (IAD-UFJF)
Resumo: O projeto insere-se na área de Videoclipe musical e tem como fim analisar especificamente o videoclipe Bizarre Love Triangle do New Order, ou seja, por meio das análises imagética e artisticamente, abordando não só tendências estilísticas e conceituais,mas também a interseção montagem/criação artística no processo de criação e produção do videoclipe musical.

O uso do som no cinema fantástico
Pedro Felipe Leite Carcereri (IAD-UFJF)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo tracar uma análise comparativa entre os filmes Yella de Christian Petzold e O Sacrifício de Andrei Tarkovsky atentando para recursos narrativos como a "história-moldura" e a manipulação de elementos sonoros no processo de enunciação.

Explorando o realismo no cinema especulativo: um breve exame de Filhos da Esperança
Alfredo Suppia (IAD-UFJF)
Resumo: O objetivo deste trabalho é examinar as possíveis relações entre o cinema especultivo (no caso, a ficção científica) e teorias clássicas de realismo cinematográfico. O principal objeto de análise será um filme contemporâneo, Filhos da Esperança (Children of Men, 2006), dirigido ppor Alberto Cuarón, obra na qual as idéias do crítico francês André Bazin parecem encontrar ecos interessantes. Em outras palavras, Filhos da Esperança resgata a vocação documentarista no cinema de ficção científica de orientação realista, sob uma perspectiva baziniana.

16h – 17h30

Confiança e medo...na(s) Avenida(s) Dropsie
Thiago Berzoini (IAD-UFJF)
Resumo: A arte seqüencial apesar de freqüente objeto de pesquisa, é ainda carente de abordagens sociológicas. Visando colaborar para as pesquisas nesse sentido, a presente comunicação aborda a obra “Avenida Dropsie: a vizinhança”, de Will Eisner traçando um paralelo com a visão de Zygmunt Bauman em seu livro “Confiança e medo na cidade”. A obra de Eisner retrata surgimento e envelhecimento de um importante bairro da grande metrópole, e traz a tona tendências degradativas da sociedade contemporânea, que são abordadas por Baumann, através de um outro viés. Como objetivo esse estudo visa delinear as cidades como protagonistas da arte seqüencial, e importante marco nessa mídia, servindo ao leitor como signo identitário (sócio-cultural) de sua realidade.

Técnicas de animação
Cassiel Weitzel de Araújo (IAD-UFJF)
Resumo: A presente proposta de comunicação para o Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design do IAD apresenta brevemente o conteúdo de investigação do Projeto de iniciação científica que posteriormente se tornou um projeto de treinamento profissional “Técnicas em animação”, desenvolvido pelo aluno: Cassiel Weitzel de Araújo, sob orientação e supervisão do Professor Afonso Carvalho.
A temática da pesquisa gira em torno do processo de produção e das possibilidades da experimentação em animação, pesquisas de livros para referência, estudo de softwares e tudo que envolve a produção de uma animação.
A apresentação vai focar na exibição de alguns trabalhos e comentários sobre o processo de produção e de pesquisa que permeou o meu período como bolsista do projeto de técnicas de animação.

Disney e Pixar - Evolução da animação
Gabriel Patrocínio (IAD-UFJF)
Resumo : A comunicação a ser apresentada pretende analisar, numa visão geral, a evoluçãoda técnica dos desenhos animados. Para tal, focaremos nas produções Disney - de suas criações 2D até as criações em computação gráfica 3D em conjunto com a empresa PIXAR- assim como a importância e impacto dessas novas tecnologias nas demais produções cinematográficas.

POSTER

14h-17h30

Videoinstalação Você é o que você consome
Marina Pereira Romualdo (IAD-UFJF)

Resumo: Pretende-se neste estudo introdutório abordar a importância e evolução das expressões artísticas empregadas como ferramentas dentro da concepção de games, proporcionando maior imersão aos jogadores. Abordar através de um recorte a utilização da música, efeitos sonoros e visuais, emprego de cores, luz e sombra visando uma edição que resulte no hiper-realismo, tendência crescente na indústria de games pela sua rentabilidade.

24/6

COMUNICAÇÕES

14h-15h30


Expressões Artísticas no Mundo dos Games
Gáyan Justo (IAD-UFJF)
Resumo: Pretende-se neste estudo introdutório abordar a importância e evolução das expressões artísticas empregadas como ferramentas dentro da concepção de games, proporcionando maior imersão aos jogadores. Abordar através de um recorte a utilização da música, efeitos sonoros e visuais, emprego de cores, luz e sombra visando uma edição que resulte no hiper-realismo, tendência crescente na indústria de games pela sua rentabilidade.

A Não Interpretação Teatral como Performance Artística
Sara Maria (IAD-UFJF)
Resumo: Essa comunicação tem como objetivo explicar o estudo da não interpretação teatral, diretamente falando dos estudos de Clown no teatro. Mostrando que ao utilizar o corpo e personalidade do artista pode-se criar uma obra completa.
A performance do Clown é um trabalho baseado no corpo e na personalidade do artista, o que transforma o artista em sua própria obra de arte. O Clown utiliza o corpo em suas gagues, tombos e acrobacias, necessitando de muito trabalho corporal e exercícios pesados, ao mesmo tempo que trabalha o psicológico do artista, liberando-o de amarras e dando asas a sua completa personalidade.
Com isso, mescla-se o artista e a obra, não se enxerga onde um começa e o outro termina. O artista expõe como obra seu interior mais escondido e sincero, livrando-se de conceitos e preconceitos de personagens vestidos no dia a dia.

POSTER

Mostra Cidades [In]visíveis
Thiago Berzoini (organizador) (IAD-UFJF)
Resumo: Mostra das peças em desenvolvimento e já desenvolvidas pelos alunos do curso de Artes, da disciplina cerâmica II, inspiradas em algumas das cidades descritas no livro “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino. Pretende-se com a mostra confrontar o espectador por meio da exposição entre imagem mental e a imagem visual, além de promover a reflexão sobre o resultado obtido pelos artistas nesse processo de “tradução” do meio literário para outro meio, da arte tridimensionalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário