segunda-feira, 22 de junho de 2009

Programação definitiva GT MODA

GT MODA
Coordenação: Rosane Preciosa

PÔSTERES

23/6/2009 - 18:00 às 19:00 hs


Ainda há espaço para alfaiates no mundo do pronto para vestir?
Paula Campos de Castro (Pós-graduação em Moda, Cultura de Moda e Arte (IAD/UFJF)
Resumo:
O trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as perspectivas de futuro da alfaiataria. Trata-se de um ligeiro levantamento histórico do ofício ao longo dos anos no mundo. As características e a hierarquia que os alfaiates utilizam para desenvolverem suas tarefas, também foram abordadas. Para situar as condições atuais da profissão no Brasil, buscamos o desenvolvimento da Indústria do Vestuário e a forte influência dos imigrantes europeus no setor.
Urbanóide – o corpo incômodo: o corpo e suas relações com o espaço
Selma Flutt Barbosa (Pós-graduação em Moda, Cultura de Moda e Arte ( IAD/UFJF))
Resumo:

23/6/2009
14:00 às 15:30
Sala a definir
Andrea Carneiro de Andrade (Pós-graduação em Moda, Cultura de Moda e Arte ( IAD/UFJF))
A Estética da Sedução: Darci abi-Nasser e a moda em Juiz de Fora nas décadas de 1970 e 1980
Resumo:
Darci Abi Nasser foi uma personalidade importante na divulgação da moda em Juiz de Fora nas décadas de 1970 e 1980. Pretendemos mostrar como o empresário  ajudou a criar um público de moda, investindo em desfiles ousados e criativos para a época. Também  gostaríamos de levantar a hipótese de que a teatralidade de Darci ,que investia dinheiro do próprio bolso para trazer artistas famosos para as passarelas da cidade, foi um dos motivos que alavancaram a criação de cadernos de moda nos principais jornais locais.

Samuel Mendes Vieira (Pós-graduação em Moda, Cultura de Moda e Arte ( IAD/UFJF))
Para além das amarras: mulher, corpo e roupas (1900-1920)
Resumo:
O presente trabalho pretende mostrar que a história da mulher e a história da moda se entrelaçam e ambas dizem muito uma da outra. Em parte, a gênese da emancipação da mulher começa a se construir na transição do século XIX para o século XX, e é nas roupas e na busca de uma nova relação com o corpo que os primeiros sinais da liberação feminina se esboça. A Revolução Industrial iniciada no século XIX fez gerar o sistema de classes, e com ele dois perfis femininos, uma pertencente a uma elite patriarcal, fruto da riqueza promovida pelas máquinas e a outra, pertencente à classe popular, que rompeu as portas dos lares e saiu às ruas para complementar a renda familiar indo trabalhar nas tecelagens. O século XX se inicia com uma guerra que resultará numa troca de papéis, a mulher irá assumir postos de trabalhos antes nunca ocupados. O objetivo geral do trabalho é mostrar que os fatores sociais proporcionaram uma circulação cultural, bem como, uma fusão de valores populares e elitistas resultando numa reformulação das roupas, que no início do século XX se tornaram mais fluidas e funcionais, demarcando o início da emancipação feminina

Pedro Luiz Abbud (Pós-graduação em Moda, Cultura de Moda e Arte ( IAD/UFJF))
O café e a Moda: Mulheres Capitalistas do Vale Cafeeiro e sua relação com a moda na segunda metade do séculoXIX.
Resumo:
A Moda, como criação artística e cultural ininterrupta, leva-nos a muitas reflexões. A partir desta premissa de observação da moda como elemento transformador sociocultural, começamos a enxergá-la não como frívola, mas como elemento revelador de hábitos e comportamentos, de posições sociais e gestuais de uma época, entrelaçando-se com outras frentes do conhecimento como a antropologia, a sociologia, a história e suas vertentes, como historia social, de gênero, regional e a micro história.
O presente trabalho aborda as relações entre a moda e a economia cafeeira no Sul-Fluminense na segunda metade do século XIX. A partir da discussão sobre o que é a moda, e suas relações com o contexto sócio-econômico do Sul Fluminense cafeeiro, é feita a análise das fugas aos padrões por parte de mulheres capitalistas que, ao assumirem os negócios da família, abdicam da moda vigente e abraçam um vestuário austero, como o dos homens da época.

24/6/2009
14:00 às 15:30
Sala a definir
Angela Furtado Terra ( ex aluna do Curso Artes e Design, IAD – UFJF)
Planejamento de Coleção Lima da Terra primavera-verão 2008/2009
Resumo:
O conhecimento do processo de criação de uma coleção de moda é fundamental para o desenvolvimento do projeto, em todas as suas instâncias. O planejamento possibilita a orientação do estilista desde a escolha do tema até a confecção do look final e norteia o trabalho dos segmentos industrial, comercial e de marketing. Este trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica, a fim de analisar e compreender como ocorre a formatação de uma coleção, apresentando, como estudo de caso, o planejamento da coleção primavera - verão 2008/2009 da marca Lima da Terra.

Rosane Preciosa ( Prof. do IAD)
Anotações sobre Moda e Antropofagia
Resumo:
A cultura brasileira se move no terreno acidentado das mestiçagens, portanto, a questão da alteridade vem sendo central para buscarmos entender nossas práticas artísticas. Devorar, misturar e subverter repertórios constitui-se, para nós, em estratégia fundamental. Esse é o legado do poeta e ensaísta Oswald de Andrade, para quem nossa cultura, em permanente diálogo com a européia, é capaz de combinar elementos heterogêneos, de forma a inventar arranjos singulares híbridos. Entendemos que esse modo de funcionamento presente em nossa cultura não só nos desatrela de uma condição subalterna, como nos leva a responder de forma original a toda sorte de contaminações.

Essa comunicação, em sua versão inicial, busca pensar a moda brasileira inserido-a no âmbito dessas discussões, levando em conta sobretudo seu trânsito por fluxos de informação tanto globais quanto locais. Parece-nos que pensar moda brasileira, à luz dessas questões, pode nos dar subsídios para entender melhor como ela vem se configurando na cultura contemporânea.

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