sexta-feira, 5 de junho de 2009

FILE LABO WORKSHOP 2009

O FILE Labo começa a partir de agora a fazer parte das exposições do FILE, com um espaço dedicado à reflexão e produção de conteúdos na área de artes e mídias digitais. Essa iniciativa coincide com a criação de workshops com artistas e teóricos do campo da arte e da tecnologia, além de pesquisadores do campo da arte digital no espaço expositivo do Festival. O objetivo de trazer o FILE Labo para mais próximo dos visitantes e do público em geral é mostrar um fato até então desconhecido da maioria dos freqüentadores do FILE: a programação e a criação das obras é fruto de um árduo trabalho de manipulação tecnológica, aliada a uma profunda reflexão sobre o estado da arte e seus desdobramentos na contemporaneidade.


++ WORKSHOPS

MÍDIAS LOCATIVAS: TEORIA E PRÁTICA

com Brett Stalbaum (UCSD) e Cicero Silva (Software Studies)
28/07 | 9h - 13h

O workshop introduzirá conceitos básicos sobre arte em mídias locativas. Os participantes aprenderão como criar conteúdo para celulares utilizando idéias advindas do campo da arte e da tecnologia. O conteúdo será lido e produzido com as ferramentas do sistema walkingtools.net .

VISUALIZAÇÃO DE DADOS
com José Luis de Vicente (Visualizar) e Irma Vilá (Visualizar)
29/07 | 9h - 13h


Workshop que introduzirá conceitos fundamentais relacionados à visualização de dados e também discutirá a importância e a estética do processamento de dados e da geração de imagens.


ANALÍTICA CULTURAL
com Lev Manovich (UCSD/Software Studies)
30 e 31/07 | 9h - 13h


Atualmente as ciências, negócios, governos e outras agências estão baseadas em análises computacionais e na visualização de grandes quantidades de dados e fluxos de informação. Empregam análise de dados estatísticos, visualização da informação e visualização científica, visualização analítica e simulação. Acreditamos que é tempo de aplicarmos essas técnicas aos dados culturais. Grande parte desse conjunto de dados culturais já está disponível: resultado dos esforços de digitalização realizadas por museus, livrarias e companhias ao longo dos últimoas dez anos (pense na digitalização de livros realizada pelo Google e pela Amazon) e no explosivo crescimento de conteúdos culturais disponibilizados na web. O workshop ensinará as ferramentas para os participantes criarem suas próprias análises dos dados e também ensinará como podemos criar visualizações a partir dos dados coletados.


++ PALESTRANTES:

Brett Stalbaum : coordenador do curso Interdisciplinar em Computação e Artes na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) e um artista andarilho. Seu último projeto na área de mídias locativas é o walkingtools em www.walkingtools.net .

Cicero Silva : pesquisador associado ao CRCA e coordenador do grupo de Software Studies no Brasil.


Irma Vilá: Artista e pesquisadora na área de mídias digitais. Atualmente atua em projetos de pesquisa como o “Atlas del Espacio Electromagnético”, é curadora e coordenadora do Festival ArtFutura e trabalha com o coletivo de artistas audiovisuais Telenoika: www.telenoika.net

José Luis de Vicente : escritor, curador especializado em cultura digital, arte & tecnologia e criador do blog elástico.net. É especializado em sociedade, cultura e artes digitais. Desde 2001 é diretor do ArtFutura, o festival de arte & tecnologia mais antigo da Espanha. Formou parte da equipe do RESFEST, o festival itinerante de cinema digital (2002-2006) e desde 2004 faz parte do conselho de programação do SONAR, o festival de música avançada e arte multimídia de Barcelona, fazendo a curadoria, junto com Oscar Abril Ascaso e do Advanced Music, de suas três últimas exposições. Atualmente desenvolve diversos programas de pesquisa como o “Visualizar” (Medialab Matadero Madrid) ou o "Atlas del Espacio Electromagnético". É profesor de teoria dos meios interativos no mestrado de Digital Media na Escuela Elisava de Barcelona.


Lev Manovich : é autor de Soft Cinema: Navigating the Database (The MIT Press, 2005), Black Box - White Cube (Merve Verlag Berlin, 2005) e The Language of New Media (The MIT Press, 2001), que foi considerado como “a mais sugestiva e ampla história da mídia desde Marshall McLuhan”. É autor de mais de 90 artigos que foram reproduzidos mais de 300 vezes em vários países. Manovich é professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), Diretor do Grupo de Software Studies no California Institute for Telecommunications and Information Technology (CALIT2) e Pesquisador Visitante no Godsmith College (Londres) e no College of Fine Arts, Universidade of New South Wales (Sydney). Manovich tem sido requisitado para proferir palestras ao redor do mundo, tendo realizado até o momento mais de 270 conferências, palestras e workshops fora dos Estados Unidos nos últimos 10 anos. Editou recentemente o livro Software Takes Command (SWS, 2009).


++ inscreva-se (leia atentamente os termos e condições de participação)


apoio:
Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura | Mestrado e Doutorado
Universidade Mackenzie
http://www.mackenzie.com.br/educacao_arte_historia_cultura1.html


--
Cicero Inacio da Silva
coordinator / coordenador
www.file.org.br/labo

Nenhum comentário:

Postar um comentário