quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um reencontro das artes e das ciências nas formas plásticas e musicais

Em homenagem aos 200 anos de criação da Cátedra Anátomo-Cirúrgica do Brasil, a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentará, dia 29 de outubro, o simpósio “Anatomia das paixões: um reencontro das artes e das ciências nas formas plásticas e musicais”.

O encontro, que será realizado das 13h30 às 19h30, envolverá artes, ciência e história. Organizada e coordenada por Maira Monteiro Fróes, professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e do Programa Avançado de Neurociências da UFRJ, a palestra estará acoplada à exposição “Anatomia das paixões: a criação do som”, que será apresentada entre os dias 29 de outubro e 16 de novembro.

“Dissectos humanos (sistema da audição) são contextualizados em ciência, mas também em arte, em torno da lógica e da emoção humana. A mostra guarda algumas analogias (não intencionais) com a exposição “O corpo humano”, no momento apresentada no Museu Histórico Nacional, ao mesmo tempo em que carrega grandes e interessantes contrastes”, destacou Maira.

Entre as palestras programadas estão “Memórias: Há 200 Anos na Cátedra Anátomo-Cirúrgica no Rio de Janeiro”, com José Marcus Eulálio, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, “Arte, ciência e tecnologia: o humano”, com Diana Domingues, coordenadora do Laboratório de Novas Tecnologias nas Artes Visuais da Universidade Caxias do Sul (RS), e “As bailarinas de Degas e o tempo subjetivo na música”, com José Lino Oliveira Bueno, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.

Os eventos serão realizados na Casa da Ciência da UFRJ, R. Lauro Muller 3, Botafogo, Rio de Janeiro.

Mais informações: http://www.icb.ufrj.br, /www.casadaciencia.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário