quarta-feira, 30 de setembro de 2009
A GRUTA: Filme interativo no Festival do Rio
um filme-jogo onde o destino da trama depende de você:
cada espectador que for à sala de cinema receberá uma espécie de controle remoto, com o qual participará do suspense em 30 momentos da trama.
SEX (2/10) 16:45 Espaço de Cinema 2 [EC245]
SEX (2/10) 23:00 Espaço de Cinema 2 [EC248]
A GRUTA (A Gruta)
de Filipe Gontijo. Com . Brasil, 2008. 60min.
O jovem casal Luisa e Tomás decide passar uns dias na fazenda da família dela, onde mora o caseiro Tião. Quando encontram um filhote de porco na gruta do terreno, a tranquilidade se aproxima do fim. Um deles passa a apresentar comportamentos estranhos, e Tião acredita que estão possuídos por demônios. Aos poucos, desconfiam que a resposta pode estar nas sombras da gruta. Filme interativo, no qual o espectador, através de um controle, participa da história, alterando seu desdobramento. A Gruta pode durar de 5 a 45 minutos, de acordo com as escolhas do público.
Midnight (VO) - 16 anos
“Fui pesquisando e descobri essa tecnologia no Rio de Janeiro. Chama-se powervote. Os controles são pequenos, com botões contendo números de 1 a 10. Geralmente, ele é usado em seminários e palestras. Como estávamos querendo um sistema diferenciado para apresentar o filme no festival, já que temos a oportunidade de alcançar um público maior, achei que esse era o formato ideal”, lembra o diretor Felipe Gontijo.
A fita conta a história dos jovens Luísa (Poliana Pieratti, de Nada Consta) e Tomás (Carlos Henrique, de O Último Raio de Sol). Certo dia, os dois decidem passear na fazenda da família da moça. Por lá, vive o caseiro Tião (André Deca). O sossego procurado pelo casal é quebrado quando eles vêem um filhote de porco na gruta e coisas estranhas acontecem com eles no local. Para a seleção do elenco, foram feitos vários testes. Queríamos um par jovem e surgiram muitos atores que não se encaixaram”, conta o diretor. O porquinho que “interpreta” Dadinho foi treinado por Filipe durante três meses.
A interação do público com A Gruta funciona da seguinte maneira: logo de início, o espectador tem a oportunidade de escolher sobre qual perspectiva assistirá ao filme, que, dependendo da escolha, pode durar de cinco a 40 minutos. Pode-se optar pela visão de Tomás ou de Luísa. No meio do filme, o espectador também pode decidir trocar de personagem. O filme tem 11 finais diferentes e vários entroncamentos que levam sempre à gruta.
Filipe, autor do roteiro, buscou inspiração na literatura para criar os personagens de A gruta: Tomás, por exemplo, foi baseado no conto As Armas Secretas, do argentino Julio Cortazar. Já Luísa se inspirou no famoso poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. Para criar o caseiro sinistro vivido por Deca, no entanto, ele recorreu a uma história real. Gontijo montou a trama de Tião lembrando caso que chocou Brasília em 2004, quando um empregado assassinou os patrões em Ceilândia.
Para filmar A Gruta, equipe técnica e atores foram para a Gruta da Lapa, a 70km de Brasília.
Filipe Gontijo nasceu em 1980, em Brasília. Estudou publicidade na Universidade de Brasília de 2000 a 2005. Em 2006, seu curta-metragem A Volta do Candango conquistou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Brasília. É um dos fundadores da TV Universitária de Brasília e trabalha como roteirista e diretor de videoclipes e comerciais.
http://www.filme-jogo.com/
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Capes e CNPq incentivam a publicação de periódicos científicos
Terça, 29 de Setembro de 2009 11:08
O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), e o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançaram edital para apoiar e estimular a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas do conhecimento. A data limite para o envio de propostas é 9 de novembro, exclusivamente pela internet.
Para concorrer, o candidato deve ter título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ser, obrigatoriamente, coordenador de apenas um projeto.
Já o periódico deve, entre outras exigências, ser mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira sem fins lucrativos; estar indexado em indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica; estar classificado no Qualis da Capes na área ou subárea do conhecimento para a qual esteja se candidatando e/ou estar indexado na base de dados SciELO; ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais; ter circulado de forma regular nos dois anos imediatamente anteriores à data da solicitação (ou seja 2007-2008); e possuir número internacional normatizado para publicações seriadas (ISSN).
As propostas aprovadas serão financiadas no valor estimado de R$ 5 milhões, sendo 50% proveniente da Capes e 50% do CNPq.
Veja o edital.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
DEBATE: ARTE DIGITAL DIA 2/10 ÀS 19h30 NO MAMM
DEBATE PÚBLICO, GRATUITO E ABERTO SOBRE ARTE DIGITAL
A curadoria de Arte Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) convida para o debate sobre Formação, Produção, Difusão e Inserção da Arte Digital na cultura brasileira com a participação de curadores, artistas, educadores e pesquisadores da área no país. A proposta do debate é refletir sobre as necessidades do campo e apresentar soluções para os problemas que serão apontados no encontro.
As questões a serem debatidas no seminário são:
- delimitação do campo: o que é arte digital?
- diagnósticos: quais são os problemas? quais as perguntas que precisamos fazer?
- formulações e propostas: quais políticas públicas devem existir? que ações este grupo deveria tomar? quais pressões deveríamos fazer?
A intenção final desse encontro e do Fórum como um todo é formular um documento listando e propondo ao MinC uma política cultural para a área de Arte Digital.
PROGRAMA
19h30 Abertura com Cicero Inacio da Silva (Curador de Arte Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira)
19h50 Videoconferência sobre o Fórum da Cultura Digital Brasileira com Rodrigo Savazoni (Coordenação Executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira) e André Deak (Curador de Comunicação do Fórum da Cultura Digital Brasileira).
20h30 Debate sobre arte digital e comunicação com Alfredo Suppia (professor do BI do Instituto de Artes e Design e do Mestrado em Comunicação, FACOM, UFJF) e Francisco Paoliello Pimenta (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação, FACOM, UFJF)
DATA: 02/10/2009
LOCAL: Museu de Arte Moderna Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
HORÁRIO: 19h30 às 22 horas
Apoio:
Universidade Federal de Juiz de Fora
domingo, 27 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
CURATORIAL RESIDENCIES IN HELSINKI
next deadline:
1st November 2009
Helsinki International Curatorial Programme offers residencies in Helsinki for
international visual arts curators. The programme is a collaboration between HIAP - Helsinki International Artist-in-residence Programme and FRAME Finnish Fund for Art
Exchange.
The aim of the programme is to provide curators with an opportunity to carry out
research on Finnish fine art, to build contacts with Finnish art practitioners and cultural organisations and to develop international curatorial projects involving
practitioners based in Finland.
The programme is open to curators worldwide with professional experience in
organising visual arts projects.
Curatorial residencies include the cost of travel to and from Helsinki with a grant
for living expenses provided by FRAME, studio accommodation and residency services
provided by HIAP and administrative support and practical assistance provided jointly by FRAME and HIAP. A small public event (workshop, lecture, open meeting,etc)
will also be organized during the residency.
The length of the curatorial residency is usually one calendar month.
APPLICATIONS are accepted throughout the year. The jury reviewing the applications
meets at least twice a year. Applications should be received by May 1st or November
1st to qualify for review at the following meeting.
Applications should include presentation materials of the applicant's previous projects, a curriculum vitae, a working plan for the residency period and a proposal
for a public event to be organised during the residency.
Applications should be sent by post to the address:
Curatorial Residencies
FRAME Finnish Fund for Art Exchange
Tallberginkatu 1 C 96
FIN-00150 Helsinki
Please note that all electronic material should be compatible with both Mac and PC
computers and readable by common office software. Application materials will not be
returned.
For further information, please contact:
Henna Harri at FRAME henna.harri@frame-fund.fi
or Jaakko Rustanius at HIAP jaakko@hiap.fi
and visit the websites: www.frame-fund.fi and www.hiap.fi
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
International Journal of Signs and Semiotic Systems
********************* CALL FOR PAPERS *********************
International Journal of Signs and Semiotic Systems
Official publication of the Information Resources Management Association
Editor-in-Chief: Angelo Loula & Joao Queiroz
Published: Semi Annual (both in Print and Electronic form)
International Editorial Review Board
Associate Editors
Claus Emmeche,
James Fetzer,
Ahti-Veikko J. Pietarinen,
Sidarta Ribeiro, International Neuroscience Institute of
Luis Mateus Rocha,
Frederik Stjernfelt,
Jon Umerez, University of the Basque
Solomon Marcus,
Prospective authors are invited to submit manuscripts for possible publication in the IJSSS. The primary objective of IJSSS is to bring together multidisciplinary efforts in computational, empirical, theoretical and formal approaches in modeling semiotic processes, especially those that contribute to the design and synthesis of semiotic systems, such as biological evidences or evolutionary and philosophical frameworks. The frameworks and theories explored take into account recent developments from neurocognitive science, cognitive ethology, second order cybernetics, cognitive semantics, pragmatic linguistics, theoretical semiotics, biosemiotics and evolutionary biology. The journal will publish original research into the design and synthesis of semiotic processes in virtual and embodied-situated biological and artificial systems, including theoretical and experimental research and technological applications.
IJSSS is a key reference for a community of researchers, from different backgrounds, interested in the study of modeling semiotic processes in biological and artificial systems. The journal offers an intense collaboration from empirical studies and theoretical frameworks toward a deeper understanding of semiotic process and therefore an integrated vision of its synthesis in artificial systems. On computational modeling of semiotic processes, the journal deals with theoretical and experimental research and also technological applications.
RECOMMENDED TOPICS:
Topics to be discussed in this journal include (but are not limited to) the following:
- Meaning
- Sign and symbol grounding
- Semiotic systems
- Sign production, computing, interpretation, communication
- Emergence and evolution of semiotic processes
- Embodied and situated semiotic processes
- Semiotic dynamics and complexity
- Adaptive advantage of iconic, indexical and symbolic systems and processes
- Evolution of information interpretation systems
- Biologically inspired models of semiotic systems
- Umwelt, semiotic landscapes and niches
- Collaborative semiotic processes and applications
- Meaningful text mining
- Technological semiotic artifacts
SUBMITTING TO IJSSS:
Prospective authors should note that only original and previously unpublished articles will be considered. INTERESTED AUTHORS MUST CONSULT THE JOURNAL’S GUIDELINES FOR MANUSCRIPT SUBMISSIONS at http://www.igi-global.com/development/author_info/guidelines submission.pdf PRIOR TO SUBMISSION. All article submissions will be forwarded to at least 3 members of the Editorial Review Board of the journal for double-blind, peer review. Final decision regarding acceptance/revision/rejection will be based on the reviews received from the reviewers. All submissions must be forwarded electronically to ijsss@artificial.eng.br.
PUBLISHER:
The IJSSS is published by IGI Global (formerly Idea Group Inc.), publisher of the “Information Science Reference” (formerly Idea Group Reference), “Medical Information Science Reference”, “Business Science Reference”, and “Engineering Science Reference” imprints. For additional information regarding the publisher, please visit www.igi-global.com.
All inquiries and submissions should be should be directed to the attention of:
Angelo Loula & Joao Queiroz
Editors-in-Chief
International Journal of Signs and Semiotic Systems
E-mail: ijsss@artificial.eng.br
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Segundo a USP, o programa foi concebido em 1990 com o intuito de estimular graduandos e pós-graduandos premiando distintas modalidades de criação artística, sejam palavras, formas, sons ou movimentos. Desde sua criação, foram inscritos 5.915 trabalhos, com 225 vencedores e 263 menções honrosas.
Os alunos interessados em participar do programa podem se inscrever, até o dia 30 de abril, em sete categorias: Artes Cênicas, Texto, Música Erudita, Música Popular, Audiovisual, Artes Visuais e Design.
Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão composta por professores da USP e especialistas. Aqueles que apresentarem uma qualidade superior serão expostos na Mostra da Visualidade Nascente (que ocorrerá em agosto), na qual os jurados avaliarão os concorrentes.
Os vencedores de cada categoria ganharão um prêmio no valor de R$ 4 mil e participarão do Circuito Nascente, que apresentará os trabalhos vencedores nos campi da USP no interior.
Para se inscrever basta comparecer à sala da PRCEU (r. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo) e preencher a ficha de inscrição. No ato da inscrição, o participante deverá entregar documentação do trabalho conforme norma especificada em cada área, juntamente com cópia do comprovante de matrícula no semestre em curso, do RG e do CPF.
O regulamento detalhado e mais informações podem ser encontrados no site do Programa Nascente, em www.usp.br/prc/nascente2009
Um reencontro das artes e das ciências nas formas plásticas e musicais
O encontro, que será realizado das 13h30 às 19h30, envolverá artes, ciência e história. Organizada e coordenada por Maira Monteiro Fróes, professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e do Programa Avançado de Neurociências da UFRJ, a palestra estará acoplada à exposição “Anatomia das paixões: a criação do som”, que será apresentada entre os dias 29 de outubro e 16 de novembro.
“Dissectos humanos (sistema da audição) são contextualizados em ciência, mas também em arte, em torno da lógica e da emoção humana. A mostra guarda algumas analogias (não intencionais) com a exposição “O corpo humano”, no momento apresentada no Museu Histórico Nacional, ao mesmo tempo em que carrega grandes e interessantes contrastes”, destacou Maira.
Entre as palestras programadas estão “Memórias: Há 200 Anos na Cátedra Anátomo-Cirúrgica no Rio de Janeiro”, com José Marcus Eulálio, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, “Arte, ciência e tecnologia: o humano”, com Diana Domingues, coordenadora do Laboratório de Novas Tecnologias nas Artes Visuais da Universidade Caxias do Sul (RS), e “As bailarinas de Degas e o tempo subjetivo na música”, com José Lino Oliveira Bueno, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.
Os eventos serão realizados na Casa da Ciência da UFRJ, R. Lauro Muller 3, Botafogo, Rio de Janeiro.
Mais informações: http://www.icb.ufrj.br, /www.casadaciencia.ufrj.brAumenta número de brasileiros que vão estudar no exterior
Aumenta número de brasileiros que vão estudar no exterior | |
Levantamento da OCDE aponta que, entre os anos de 2002 e de 2006, houve salto de 16 mil para aproximadamente 21,3 mil. EUA continuam a ser país com maior número de estudantes brasileiros Angela Pinho e Larissa Guimarães escrevem para a "Folha de SP": Uma quantidade cada vez maior de estudantes brasileiros tem procurado universidades estrangeiras, principalmente as europeias, para cursos de graduação. É o que mostram dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de embaixadas e de três grandes instituições de ensino do país. O número de brasileiros estudando em países da organização cresceu 30% de 2002 a 2006, último ano com dados disponíveis, passando de cerca de 16 mil para aproximadamente 21,3 mil. Não é possível, no entanto, dizer se o aluno foi fazer toda a sua graduação fora ou só uma parte dela. Os Estados Unidos continuam a ser o país com maior número de universitários brasileiros, seguidos por França, Espanha, Alemanha e Portugal, segundo os dados da OCDE. Uma comparação entre 2002 e 2006, porém, mostra queda no número de brasileiros nos EUA e um movimento maior nos países europeus. http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65992 |
Palestra: Captação de Recursos para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I)
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
100X FRANÇA: Exposição Fotográfica
O Prof. Afondo Rodrigues (IAD-UFJF) convida a comunidade acadêmica para a abertura da exposição 100XFRANÇA nesta sexta feira, dia 18 de setembro, ÀS 19 HORAS, na Galeria Arlindo Daibert do CCBM (Centro Cultural Bernardo Mascarenhas). Esta exposição faz parte dos eventos do Ano da França no Brasil e é uma retrospectiva da fotografia francesa através de 100 importantes imagens feitas por fotógrafos famosos ou anônimos. A exposição será mantida de 18 de setembro a 18 de outubro.
Ano da França no Brasil em Juiz de Fora
Exposição 100XFRANCE
Patrick Lecoustumer
Diretor
Afonso Celso Carvalho Rodrigues
Coordenador
Projeto Ano França Brasil 2009 em Juiz de Fora
Enilce Albergaria Rocha
Coordenadora
Patrícia Reis
Produtora
Carina dos Santos
Aline Bandeira
Assistente
Realização
Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
Fundação Cultural Alfredo Ferreira Laje - FUNALFA
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Universidade Federal de Juiz de Fora
Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FADEPE
Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora
Aliança Francesa de Juiz de Fora
MOSTRA DE CINEMA FRANCÊS: HOMENAGEM A JEAN ROUCH
HOMENAGEM A JEAN ROUCH
O Prof. Afonso Rodrigues, do IAD, informa que, na Semana de 22 a 27 de setembro, será realizada uma mostra dos filmes do Jean Rouch no CCBM (ver programação abaixo). Faz parte das atividades do Ano da França no Brasil em Juiz de Fora, com coordenação do Prof. Afonso.
Dia 22/09 (terça) - Les Maîtres Fous - Os mestres loucos (1955; 30 minutos)
Dia 23/09 (quarta)- Moi, un noir - Eu, um negro (1959, 73 minutos)
Dia 24/09 (quinta)- Chronique d'un eté - Crônicas de um verão (1960, 90 minutos)
Dia 25/09 (sexta) - La chasse au lion à l'arc - A caça ao leão com arco (1965, 80 minutos)
Dia 26/09 (sábado- Petit a petit - Pouco a pouco (1972, 90 minutos)
Dia 27/09 (domingo- Mosso mosso (1998, 73 minutos)
Todos os filmes são legendados em português.
As sessões serão sempre às 19 horas.
excursão SOCINE
certificados "Bordas Fora" e I SIPAD
terça-feira, 8 de setembro de 2009
XIII ENCONTRO DA SOCINE: ECA-USP 6 a 10/10/2009
Encontro 2009 - ECA - USP - São Paulo
De 6 a 10 de outubro
PROGRAMA PARA O XIII ENCONTRO DA SOCINE
Dia 06/10
20h - Abertura da Socine (Cinemateca)
Dias 07, 08 e 09/10
9h30-11h15 - Comunicações, Mesas e Seminários Temáticos
11h30-13h15 - Comunicações, Mesas e Seminários Temáticos
13h30-14h45 - Almoço
15h-16h45 - Comunicações, Mesas e Seminários Temáticos
17h-18h45 - Comunicações, Mesas e Seminários Temáticos
Dia 07/10
18h30 - Lançamento de Livros
Dia 10/10
10h - Assembléia (CInemateca)
Inscrições abertas para o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009
Inscrições abertas para o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009
publicado por CICERO INACIO DA SILVA
Estão abertas a proponentes de todo o país, até 16 de outubro, as inscrições para a edição 2009 da Rede Nacional Funarte Artes Visuais. O programa, criado com o intuito de fomentar a reflexão sobre as artes visuais, promover a circulação e a capacitação de profissionais e estimular a formação de plateias, viabilizará 37 projetos da área, com orçamentos de até R$ 25 mil. O investimento total da Fundação Nacional de Artes - Funarte será de R$ 900 mil.
A Rede possibilita um conjunto amplo de atividades ligadas às artes visuais. Oficinas, palestras, seminários, intervenções e exposições acontecem em todos os estados do país. Os projetos inscritos devem, necessariamente, estimular artistas a realizarem ações em locais diferentes dos de suas origens. Todas as atividades são oferecidas ao público gratuitamente.
Podem participar do processo seletivo artistas, agentes culturais e instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Para fazer sua inscrição, o proponente deve enviar à sede administrativa da Funarte, no Rio de Janeiro, pelos correios, a ficha de inscrição preenchida, uma proposta de trabalho detalhada, além de documentos pessoais ou institucionais (ver detalhes no edital).
Uma comissão externa, formada por cinco membros de notório saber em artes visuais, selecionará os vencedores. Serão analisadas: a clareza dos objetivos apresentados; a viabilidade de execução do projeto; a relevância da atividade proposta e sua adequação ao contexto cultural da localidade escolhida; as possibilidades de troca entre os artistas envolvidos e as comunidades em que eles desenvolverão seus trabalhos.
Veja aqui o edital
Baixe a ficha de inscrição para pessoa física
Baixe a ficha de inscrição para pessoa jurídica
Os proponenentes devem enviar suas propostas para:
Fundação Nacional de Artes
Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009
Setor de Protocolo
Rua da Imprensa, 16 / 6º andar
Centro, Rio de Janeiro - RJ
20030-120
Mais informações:
Centro de Artes Visuais
21 2279 8089 / 2224 8490
rede@funarte.gov.br
1º. SIMPÓSIO DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL “A EXPERIÊNCIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO HOJE”
1º. SIMPÓSIO DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL
“A EXPERIÊNCIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO HOJE”
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Campus Vila Olímpia
São Paulo
16 a 18 de setembro de 2009
LOCAL: Auditório da Unidade 7, Campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275)
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 16/09
19:00
ABERTURA SOLENE
Prof. Dr. Marcius Freire
Coordenador da área de Comunicação/CAPES
Prof. Dr. Márcio da Graça
Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Profa. Dra. Bernadette Lyra
Coordenadora do Programa de Mestrado em Comunicação
Mesa de Abertura – “A experiência do cinema e do audiovisual brasileiro hoje”
Jorge Furtado – Roteirista e realizador
Inácio Araújo – Crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo
Profa. Dra. Consuelo Lins – UFRJ
Moderadora: Profa. Dra. Bernadette Lyra – Universidade Anhembi Morumbi
Quinta-feira, 17/09
09:00
Mesa 2 – “Escrever sobre cinema e audiovisual: pesquisa, análise e crítica”
Prof. Dr. João Luis Vieira – UFF
Prof. Dr. Eduardo Morettin – USP
Prof. Ms. Daniel Caetano – PURO-UFF / Crítico de cinema da revista Cinética
Profa. Dra. Bernadette Lyra – Universidade Anhembi Morumbi
Moderadora: Profa. Dra. Laura Cánepa – Universidade Anhembi Morumbi
14:00
Mesa 3 – “Cinema, Audiovisual e Memória”
Profa. Dra. Luciana Corrêa de Araújo – UFSCar
Eduardo Escorel – realizador
Prof. Dr. Nuno Cesar Abreu – UNICAMP
Prof. Dr. Afrânio Catani – USP
Moderadora: Profa. Dra. Sheila Schvarzman – Universidade Anhembi Morumbi
18:00
Lançamento de livros
Sexta-feira, 18/09
09:00
Mesa 4 – “Novas tecnologias / novos formatos”
Prof. Dr. Eugênio Trivinho – PUC-SP
Profa. Dra. Renata Gomes – BAV/Senac
Prof. Dr. Vicente Gosciola – Universidade Anhembi Morumbi
Moderador: Prof. Dr. Gelson Santana – Universidade Anhembi Morumbi
14:00
Mesa 5 – “TV e audiovisual brasileiro contemporâneo”
Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega – ESPM-SP
Paulo Morelli – Realizador
Bia Abramo – FACAMP / Crítica de televisão do jornal Folha de S. Paulo
Prof. Dr. Renato Luiz Pucci Jr. – UTP-PR
Moderador: Prof. Dr. Rogério Ferraraz – Universidade Anhembi Morumbi
COMISSÃO ORGANIZADORA
Sheila Schvarzman (Docente)
Rogério Ferraraz (Docente)
Marcos Aleksander Brandão (Assistente do Mestrado em Comunicação)
Programa de Mestrado em Comunicação / Universidade Anhembi Morumbi
Rua Casa do Ator, 294, 7º andar - Unidade 5 - Campus Vila Olímpia
CEP: 04546-000 - São Paulo
Tel. (11) 3847-3037
E-mail: mecomunicacao@anhembi.br
Home page: http://www.anhembi.br/mestradocomunicacao