segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

UFJF é a 20ª melhor universidade entre 180 do país

publicada em: 14 de janeiro de 2011 - visualizada pela 5.754º vez
http://www.ufjf.br/dircom/2011/01/14/ufjf-e-20%C2%AA-melhor-universidade-entre-as-180-do-pais/

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocupa o 20º lugar entre 180 universidades públicas e privadas do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nessa quinta-feira, 13, pelo Ministério da Educação (MEC). Se consideradas somente as universidades federais, a instituição está entre as 18 melhores.
O resultado refere-se ao triênio que vai de 2007 a 2009 e está disponível na página do Inep. Em relação à última classificação divulgada, a UFJF subiu uma posição e conseguiu manter seu conceito 4, sendo 5 a nota máxima possível.
O índice leva em consideração a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Para a graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, pelo Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e outras variáveis como corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico. Já no que se refere à pós-graduação, é empregada a nota atribuída pela Capes aos programas.
O resultado final do IGC é gerado através de valores contínuos, que vão de 0 a 500, e em faixas de 1 a 5. A nota contínua da UFJF é 357. Acompanhe a evolução na tabela abaixo.

Pró-reitor avalia os resultados
Para o pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, o resultado é motivo de orgulho para toda a comunidade. “Estamos evoluindo de posição no ranking do IGC constantemente desde a primeira edição em 2007”. Segundo ele, o índice reflete a hierarquia do sistema universitário brasileiro, em que as instituições de ensino federais ocupam lugar de destaque em detrimento das estaduais e, principalmente, em relação às privadas. E que isso se deve, em grande parte, a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado das federais.
A boa classificação, de acordo com Magrone, mostra o “esforço da UFJF para implantar programas de pós-graduação stricto sensu nos últimos anos, conjugado com a nossa excelência nos cursos de graduação”. A Universidade, no entanto, poderia estar ainda melhor posicionada se tivesse optado pela implantação da pós-graduação desde o início. “Quanto maior é o tempo de maturação dos programas, mais tempo a instituição tem para aperfeiçoá-los e melhorar a sua avaliação pela Capes”
Para continuar subindo no ranking, o pró-reitor diz que a UFJF deve definir suas prioridades. O Reuni contribuiu com a contratação de mais professores e ampliação da graduação, porém, “a prioridade agora deve ser a pós-graduação e a pesquisa”. Ele propõe uma política mais agressiva de apoio e consolidação dos programas. “Além disso, a criação de uma Secretaria de Avaliação poderia iniciar um processo permanente de pensar propostas para elevar a qualidade de todos os cursos da Universidade”.
Cursos avaliados para o Índice Geral de Cursos 2009
O IGC divulgado considera 29 cursos da UFJF com CPC calculado nos últimos três anos (de 2007 a 2009). A grande maioria obteve conceitos 4 e 5. Veja na tabela.

*SC: o termo “SC” – Sem Conceito – indica que não foi possível calcular o índice porque não houve ainda concluintes do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário