quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Portal da Capes: acesso a revistas científicas que integram a coleção do Project Muse

Date: 2010/2/18
Subject: Portal da CAPES

Os usuários do Portal de Periódicos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes já podem acessar as revistas científicas que integram a coleção do Project Muse. Os títulos foram assinados no final de 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e podem ser utilizados em atividades de ensino e pesquisa por alunos por professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Fundado em 1993, o Project Muse é uma associação sem fins lucrativos entre editores e bibliotecas. O acervo conta atualmente com 432 periódicos com texto completo.

Segundo o professor da Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGTE/UFSC), Walter Costa, os títulos assinados preenchem uma lacuna por informações de alta qualidade na sua linha de pesquisa. “Com a assinatura, professores e alunos de inúmeras universidades espalhadas por todo o território nacional, entre elas as federais, podem ter acesso a uma excelente coleção de periódicos, antes reservada a algumas universidades”.

O professor cita periódicos importantes publicados pelo Project Muse nas áreas de literatura hispânica, literatura comparada e teoria. É o caso do Hispanic Review, Luso-Brazilian Review, Comparative Literature Studies, The Comparatist e Journal of Narrative Theory. Costa lembra que antes, era necessário recorrer de forma regular a amigos e colegas na Europa e nos Estados Unidos para conseguir certos artigos publicados em periódicos internacionais. “Graças à assinatura do Project Muse, essa dependência do exterior se reduziu significativamente”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário