quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mostra Social em Movimentos – França em foco tem edição inédita de 4 a 8 de novembro na Casa de Cultura da UFJF

Evento faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil e terá pré-estreia de Entre a luz e a sombra

A Mostra Social em Movimentos – França em foco acontece de 4 a 8 de novembro, na Casa de Cultura da UFJF, e traz documentários raros e inéditos em Juiz de Fora, seguidos de debates com diretores. Evento oficial do Ano da França no Brasil, a Mostra Social em Movimentos ganha nesta edição o subtítulo França em foco e é resultado de uma parceria da Refinaria Filmes, com a ONG francesa Autres Brésils e o Forum des Images. Desde 2006, a Mostra Social em Movimentos é marcada pela discussão sobre as experiências e a solução de problemas sociais no Brasil e na França.

A abertura da mostra será no dia 4 de novembro com um programa duplo especial: La zone, au pays des chiffonniers(1928), filme mudo de Georges Lacombe, que será exibido sem trilha sonora, e L’amour existe (1960) do mestre do cinema Maurice Pialat, ambos inéditos. Já na sessão de encerramento, a programação apresenta a pré-estreia de Entre a luz e a sombra, de Luciana Burlamaqui. O documentário conta a história de uma atriz que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário no Carandiru e que ajudou na divulgação da dupla de rap 509-E, dos cantores Dexter e Afro X. A atriz Sophia Bisilliat estará presente na sessão do filme, no domingo.

Após cada dia de exibição, o público é convidado a discutir os temas sociais colocados em pauta pelos filmes apresentados, como trabalho, direito à moradia, imigração e justiça. No dia 5, a discussão sobre imigração parte de dois pontos de vista diversos: a travessia do navio Ilha da Beleza que leva da Argélia a Marselha os turistas que voltam de férias e outros que vão à França pela primeira vez, mostrada em La traversée, e os obstáculos que os trabalhadores que migram do Nordeste para o interior de São Paulo enfrentam no corte da cana-de-açúcar, vistos em Migrantes.

No dia 7, o tema será Justiça e conta com a exibição de Do Outro Lado, que propõe uma aproximação chocante da realidade carcerária francesa, acompanhando a rotina das visitas das famílias dos presos. A diretora Paula Zanettinni apresenta seu filme Do Lado de Fora, co-dirigido por Mônica Marques e que mostra os obstáculos enfrentados por algumas das 50 mil mulheres que visitam os parentes presos no Estado do Rio.

Ver, confrontar as realidades e debater soluções para os desafios sociais que marcam o Brasil e a França. Mais do que a apresentação de documentários brasileiros e franceses, ampliando o intercâmbio cultural entre os dois países, a Mostra Social em Movimentos: França em foco é marcada pelo debate sobre as experiências e a busca por solução de problemas sociais nos dois países. A programação completa, entrevista com diretores e outras informações estão em: http://socialemmovimentos.net/

A edição em Juiz de Fora conta com a parceria entre Casa de Cultura da UFJF, Fadepe, Aliança Francesa, Faculdade de Comunicação da UFJF, Faculdade de Serviço Social da UFJF e Instituto de Artes e Design (IAD).

Curadoria Autres Brésils e Forum des Images – Paris
Classificação indicativa: de acordo com o filme.

Social em Movimentos – França em foco

Local: Casa de Cultura UFJF
Avenida Rio Branco 3372 – Centro

De 4 a 8 de novembro - Entrada gratuita

Programação

Quarta-feira, 4 de novembro

20h - La zone, au pays des chiffonniers (A zona, no país dos catadores), de Georges Lacombe, França, 1928, mudo, preto e branco, 28 min
Um apaixonante ensaio sob forma de crítica social sobre o trabalho e o cotidiano dos catadores. A recuperação de lixo e o mercado de pulgas de Clignancourt são particularmente impressionantes.

L’amour existe (O amor existe), de Maurice Pialat, França, 1960, 19 min, legendas em português, livre
Aubervilliers, Pantin, Courbevoie, Nanterre… Uma viagem pelos subúrbios parisienses no fim dos anos 50. A degradação da paisagem, o fracasso e a devastação provocados pela urbanização, a condição de vida dos trabalhadores e dos imigrantes a dois passos da avenida Champs-Elysées.

Quinta-feira, 5 de novembro – Sessão “Imigração”

19h - La traversée (A travessia),de Elisabeth Leuvrey França, 2006, 55 min, legendas em português, livre
Todo verão o navio Ilha da Beleza leva da Argélia a Marselha os turistas que voltam das férias e outros que vão à França pela primeira vez. Durante a travessia, os passageiros mostram uma outra visão da imigração, do sentimento de pertencimento a uma sociedade e do futuro. Festival "Cinéma du Réel", Paris, França, 2006 • Menção especial - Prêmio do Patrimônio.

20h - Migrantes (Brasil, 2007, 45 min)
De Beto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vidal
O documentário retrata os obstáculos que os trabalhadores que migram do Nordeste para o interior de São Paulo enfrentam no corte da cana-de-açúcar. A ruptura com a família, condições precárias de vida, excesso de trabalho e falta de assistência à saúde são alguns dos problemas abordados.

Debate após o filme

Sexta-feira, 6 de novembro – Sessão “Uma cidade, várias histórias”

19h - 5-7 rue Corbeau, de Thomas Pendzel, co-produzido pelo Forum des Images (França, 2007,59 min, legendadas em português, livre)
Visto do exterior, o número 5-7 da rua Corbeau parecia um edifício como os outros. Cento e sessenta e oito apartamentos habitados por vagas sucessivas de imigrantes recém-chegados a Paris: primeiro, franceses vindos da província, a que se seguiram belgas, italianos, judeus da Europa de leste, portugueses, magrebinos, senegaleses... Em 1998, o edifício atingiu um perigoso estado de degradação e acabou por ser demolido. Neste documentário brilhante, uma rigorosa investigação sobre um microcosmos permite reconstituir a história social de uma cidade e de um país ao longo de todo um século.

20h - Moro na Tiradentes (Brasil, 2007, 54 min), de Henri Gervaiseau e Claudia Mesquita
“Moro na Tiradentes” explora diferentes formas de aproximação da experiência de morar em um dos maiores conjuntos habitacionais brasileiros, situado no extremo leste do município de São Paulo, no bairro chamado Cidade Tiradentes Um mergulho no bairro paulistano de Cidade Tiradentes, para além de estigmas de desamparo e violência.

Debate após o filme

Dia 7 de novembro – Sessão “Justiça”

15h - Do outro lado (A coté), de Stéphane Mercurio, co-produção do Forum des Images,
França, 2008, 90 min, legendas em português, livre
Ao lado da prisão masculina, em Rennes, existe um local para acolher a família dos prisioneiros, como acontece ao lado de quase todas as prisões francesas. É para lá que se vai antes e depois de todos os encontros com os presos. Todas as semanas, três vezes por semana. É lá que se espera. É preciso chegar com antecedência sempre, porque qualquer segundo de atraso significa encontrar a porta fechada. As regras da prisão invadem esse local onde tudo é exagerado: as frustrações, a cólera, a esperança, os desejos, o medo, a paixão. Ao optar em ficar “ao lado”, o filme propõe uma aproximação chocante da realidade carcerária.

17h - Do lado de fora (Brasil, 2005, 54 min)
De Paula Zanettini e Monica Marques
Muros intransponíveis as separam de seus maridos, companheiros, filhos ou irmãos. “Do lado de fora” mostra os obstáculos enfrentados por algumas das 50 mil mulheres que visitam os parentes presos no Estado do Rio. As horas de espera, as revistas, o sentimento de humilhação a que são submetidas por alguns momentos com os entes queridos. "Do lado de fora" foi o primeiro projeto selecionado pelo programa DOCTV do Ministério da Cultura do Brasil em parceria com a Rede de televisões públicas, que tem por objetivo fomentar a produção de documentários no país.

18h - Encontro com a diretora Paula Zanettini

Domingo, 8 de novembro

15h On n’est pas des marques de vélo (Carta fora do baralho), de Jean-Pierre Thorn, co-produção do Forum des Images, França, 2004, 90 min, legendas em português, livre

O dançarino de break, Ahmed M’Hemdi, mais conhecido pelo apelido de Bouda, passou quatro anos preso. Uma vez paga sua dívida com a sociedade, ele se vê condenado a retornar à Tunísia, de onde ele não conhece nem a língua. Um destino ao mesmo tempo individual e coletivo, sua história resume a trajetória de uma geração de moradores dos subúrbios de Paris, onde nasceu o movimento hip hop no início dos anos 80.

17h Entre a luz e a sombra (Brasil, 2007, 152 min)
De Luciana Burlamaqui
O documentário investiga a violência e a natureza humana a partir da história de uma atriz que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário, da dupla de rap 509-E formada dentro do Carandiru e de um juiz que acredita em um meio de ressocialização mais digno para aqueles que entraram na vida do crime. Durante sete anos, a partir do ano 2000, o documentário acompanha a vida destes personagens. Prêmio do Público de Melhor Documentário do 17º Festival de Cinemas e Culturas da América Latina de Biarritz (França) Outubro 2008. Menção Especial do Júri do 17º Festival de Cinemas e Culturas da América Latina de Biarritz (França) Outubro 2008.

19h30 Encontro com a atriz Sophia Bisilliat e com o produtor Daniel Rubio

20h Show de improviso de rap

Produtores de Social em Movimentos 2009: França em Foco

Associação Autres Brésils
Criada na França por iniciativa de brasileiros e franceses interessados em elaborar ferramentas para troca de informações e experiências sobre o Brasil. Durante todo o ano, a Autres Brésils traduz e difunde, em francês, notícias, reportagens, documentários, análises, pontos de vista e testemunhos sobre o Brasil a partir de uma rede de parceiros na mídia, em universidades e de atores sociais franceses e brasileiros. No Brasil, a Autres Brésils promove o projeto Social em Movimentos, em parceria com a Refinaria Filmes.

Refinaria Filmes
Criada no fim de 2002, a produtora carioca Refinaria Filmes conta em seu currículo uma variada realização na área cultural. Dentre elas, os documentários "Tarde Dançante", "Danças Cariocas - um olhar sobre a dança contemporânea nos anos 90" e "2700km". A Refinaria também tem firmado parcerias internacionais, colaborando com as produtoras portuguesas, Filmes do Trovão e David & Golias. A Refinaria Filmes, em parceria com a Autes Brésils, produz, desde 2006, a mostra de documentários “Social em Movimentos”.

Forum des Images
O Forum des Images apresenta todo ano ao público parisiense mais de 2.500 filmes do mundo inteiro, numa programação que se assemelha à um festival permanente.
Onde patrimônio e criação andam lado a lado. Mas nossa proposta é também de valorizar uma coleção única de filmes : mais de 6.500 documentos, de todos os gêneros, de todas as origens, de todas as durações, onde Paris faça parte do roteiro ou do cenário. Um retrato em imagens da « Cidade Luz », espelho constantemente em mutação, face ao olhar dos parisienses e dos viajantes que a visitam. Para completar esta coleção o Forum des Images produz igualmente documentários que sejam particularmente atentos à evolução da vida urbana, ao cotidiano dos moradores. Sem querer exibir esse retrato múltiplo em poucas sessões, o que o Forum des Images propõe para a mostra Social em movimentos - França em foco é uma parte dessa iniciativa : uma criação contemporânea inscrita numa tradição do cinema, aqui documentário, ao serviço de um engajamento para uma melhor compreensão de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário