sábado, 14 de novembro de 2009

Convite - Debate A CINELÂNDIA DA TIJUCA

Prezados colegas e professores,

Convido vocês para o debate A CINELÂNDIA DA TIJUCA, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 18, às 18h, no Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 - Tijuca). O evento tem como objetivo discutir com o público a relação entre a Tijuca - bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que este ano completa 250 anos - e os cinemas de rua que existiram na região por quase todo o século XX, atualmente extintos.

Na mesa, estaremos eu, Talitha Ferraz (mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ e autora do livro "A Segunda Cinelândia Carioca: cinemas, sociabilidade e memória na Tijuca"), Hernani Heffner (curador da cinemateca do MAM-Rio), Ivo Raposo (fundador da réplica do Metro-Tijuca em Conservatória, Cine Centímetro) e Vinicius Reis (diretor do filme Praça Saens Peña, que estreia em dezembro). Haverá após o debate a exibição do filme "Rio de Cinemas".

Como equipamentos coletivos de lazer que promoviam a ocupação profícua do espaço urbano, os cinemas de rua tijucanos desapareceram completamente do cenário, tal como aconteceu em vários bairros do Rio de Janeiro e em demais cidades brasileiras nos últimos anos. O fechamento desses locais da espectação cinematográfica ocasionou uma mudança drástica nos hábitos dos moradores e transeuntes da Tijuca, assim como na paisagem urbana de seu ponto central, a Praça Saens Peña, que chegou a ser apelidada, na metade do século XX, de Segunda Cinelândia Carioca, por conta do elevado número de movie palaces e poeirinhas localizados ao seu redor.


LANÇAMENTO DO LIVRO - DIA 25/11:
Aproveito e já convido todos vocês para noite de lançamento do livro A SEGUNDA CINELÂNDIA CARIOCA: CINEMAS, SOCIABILIDADE E MEMÓRIA NA TIJUCA (Editora Multifoco, 322 p.), fruto de minha dissertação de mestrado apresentada ao PPGCOM da ECO-UFRJ, sob a orientação da professora Janice Caiafa. Será no dia 25/11, quarta-feira seguinte ao debate, das 19h às 23h, no Espaço Multifoco, que fica na Rua Mem de Sá, 126, Lapa, Rio de Janeiro. Em breve, envio o convite.


Aguardamos a sua presença!

Abraços,
Talitha Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário