Colegas, esperamos a sua colaboração e a divulgação
Chamada para publicação eletrônica em "O Mosaico - Revista de Pesquisa em Artes" da Faculdade de Artes do Paraná. As submissões para a publicação deverão estar conforme a "Submissão" para a revista (anexo).
Serão aceitos artigos ou resenhas de alunos de graduação (TCC), de pós-graduação "lato sensu" e "stricto sensu" com artigos considerados por seus professores, aptos para a publicação n'O Mosaico. Os artigos, mesmo que recomendados pelos professores, serão avaliados por membro do Conselho Editorial da revista.
O prazo para a entrega dos artigos, que deverão ser enviados para este e-mail - um com identificação e outro sem identificação -, é o dia 15 de abril de 2010.
Esperando a colaboração de vocês e a divulgação para inclusive outras instituições de ensino superior,
Cordialmente,
Mônica Lopes e Giancarlo Martins
organizadores
SUBMISSÃO
SUBMISSÃO
Encaminhamento
As contribuições dos docentes devem ser enviadas em um CD, contendo uma cópia sem identificação e outra com identificação e com uma etiqueta com o nome do/a autor/a e o título do trabalho. Os alunos de TCC, de Iniciação Científica e de Pós-Graduação Lato Sensu devem enviar em envelope fechado um CD do artigo somente com identificação e a folha da Recomendação para Publicação original, preenchida e assinada pelo orientador. O(s) autor(es) deve(m) manter seu arquivo para as eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas. O(s) autor(es) deve(m) enviar os trabalhos já com a devida revisão ortográfica e sintática. No mesmo envelope, enviar uma folha independente, contendo a identificação do trabalho e do autor; filiação acadêmica; endereço postal e eletrônico, telefone(s) para eventual contato. Os autores docentes pesquisadores residentes fora de Curitiba podem enviar seus artigos – um identificado e outro, não – , salvos em “doc” ou “rtf”, via e-mail.
Os alunos de TCC, de Iniciação Científica e de Pós-Graduação Lato Sensu só poderão enviar seus trabalhos se a folha da recomendação para publicação vier preenchida e assinada junto. Os artigos podem ser escritos na língua portuguesa, na inglesa e na espanhola.
Formatação
Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows e ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12 para o texto e o resumo, com as citações diretas em tamanho 11 e notas de rodapé (tamanho 10); espaço 1,5 entre linhas do texto e parágrafos adentrados; espaço simples entre linhas de resumo e de citações; espaço duplo entre partes do texto; páginas configuradas no formato A4, com numeração na parte superior direita da folha.
Ilustrações
Tabelas, gráficos, desenhos, quadros só serão publicados em p&b.
Extensão
Os artigos, configurados no formato descrito devem ter 12.500 caracteres sem espaços, no mínimo, e 55.500 caracteres sem espaços, no máximo.
As resenhas, configuradas no formato descrito, porém, sem o resumo, devem ter 8.500 caracteres sem espaços, no mínimo, e 17.000 caracteres sem espaços, no máximo.
Organização
A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência: TÍTULO (centralizado, em caixa alta sem negrito); dois espaços abaixo, nome do(s) autor(es) à direita da folha com o primeiro número para a nota de rodapé que aponte a titulação, a vinculação a uma instituição, informações breves e pertinentes aos interesses de pesquisa do(s) autor(es); RESUMO – exceto para a resenha – (com um máximo de 80 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 4 palavras e separadas por ponto e vírgula), escritos no idioma do artigo; REFERÊNCIAS no final do artigo (apenas trabalhos citados no texto).
Notas de rodapé
As notas devem ser reduzidas ao mínimo e o autor deve utilizar os recursos do Word: em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.
Citações dentro do texto
Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data da publicação. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de “p.” (SILVA, 2000, p.100). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Silva (2000) assinala...”. As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000). As citações com mais de três linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, com o dobro do adentramento dado ao parágrafo (conforme ABNT e as Normas da FAP).
Referências
As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Exemplos: livros e outras monografias (AUTOR, A. Título do livro. Número da edição. Cidade: Editora, número de páginas), capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. X-Y), dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo sem itálicos. número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano), artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano), trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais ... Cidade: Instituição. p. X-Y). As referências devem vir em espaço simples e separadas uma das outras por dois espaços.
Análise e julgamento
No sítio da revista estará disponível aos professores orientadores dos alunos de TCC, de iniciação científica e de pós-graduação lato sensu uma RECOMENDAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO que deverá ser preenchida e enviada à Organização juntamente com o CD com o texto identificado do aluno, e as pesquisas dos docentes serão encaminhadas para análise e avaliação aos membros do Conselho Editorial. Feita a análise, a Organização entrará em contato com o autor (via e-mail ou pessoalmente) para comunicar a aceitação ou não do texto. No caso dos trabalhos aceitos, mas com modificações para publicação, os autores poderão introduzir eventuais modificações somente a partir das observações contidas nos pareceres e terão um prazo de no máximo 10 dias para retornarem os trabalhos identificados via e-mail.
Os artigos deverão priorizar as Artes, em suas subáreas de Artes Visuais, Cinema, Dança e Movimento, Performance e Teatro, Música e Musicoterapia, abrangendo relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento como as Ciências Humanas, as Ciências da Saúde se pertinentes.
Como a revista tem um limite de páginas por número, quando necessário, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pela Organização, de acordo com o interesse, a originalidade e a contribuição dele para a vitalidade do diálogo tanto com as áreas de Lingüística, Letras e Artes e as Ciências Humanas quanto com as Linhas de Pesquisa desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa da FAP.
Endereço
O Mosaico – Revista de Pesquisa Interdisciplinar em Artes
Faculdade de Artes do Paraná
Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua dos Funcionários, 1357 – Cabral
80035-050 – Curitiba – Paraná
Atenção: Os artigos que não obedecerem a essas Normas não serão publicados.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Prêmio para criatividade na USP
Agência FAPESP – A Rede USP de Novos Negócios (Runn), inaugurada na segunda-feira (26/10), promove a primeira Competição de Pensamento Criativo da Universidade de São Paulo. O desafio é criar uma aplicação não usual, criativa e que adicione valor para uma escova de dentes. Podem participar professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação de qualquer unidade da USP.
As equipes deverão ter no mínimo três e no máximo cinco integrantes, que devem estar diretamente ligados, pelo menos, a duas unidades distintas da USP.
De acordo com o universidade, para participar o interessado deve se cadastrar no site da Runn juntamente com a sua equipe e postar um link de um vídeo de até 1 minuto expondo ideia criativa para o uso de uma escova de dentes. A qualidade do vídeo não será critério de avaliação: a criatividade e o valor adicionado à nova aplicação do objeto é que serão considerados.
A competição terá duas fases: na primeira, os próprios usuários da rede votarão para eleger as dez melhores equipes. Na segunda fase, uma banca de avaliadores, formada por professores da USP e representantes de entidades parceiras da rede, elegerá o projeto vencedor. A melhor equipe receberá um prêmio no valor de R$ 1,5 mil.
As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro. Os classificados para a segunda fase serão conhecidos no dia 23 de novembro e a divulgação do vencedor em 26 de novembro.
A Runn foi concebida e planejada para aqueles que querem empreender mas não sabem por onde começar. A proposta é interligar participantes de diferentes unidades da USP com as estruturas de apoio disponíveis para facilitar o desenvolvimento dos projetos.
Mais informações: www.runn.net.br
As equipes deverão ter no mínimo três e no máximo cinco integrantes, que devem estar diretamente ligados, pelo menos, a duas unidades distintas da USP.
De acordo com o universidade, para participar o interessado deve se cadastrar no site da Runn juntamente com a sua equipe e postar um link de um vídeo de até 1 minuto expondo ideia criativa para o uso de uma escova de dentes. A qualidade do vídeo não será critério de avaliação: a criatividade e o valor adicionado à nova aplicação do objeto é que serão considerados.
A competição terá duas fases: na primeira, os próprios usuários da rede votarão para eleger as dez melhores equipes. Na segunda fase, uma banca de avaliadores, formada por professores da USP e representantes de entidades parceiras da rede, elegerá o projeto vencedor. A melhor equipe receberá um prêmio no valor de R$ 1,5 mil.
As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro. Os classificados para a segunda fase serão conhecidos no dia 23 de novembro e a divulgação do vencedor em 26 de novembro.
A Runn foi concebida e planejada para aqueles que querem empreender mas não sabem por onde começar. A proposta é interligar participantes de diferentes unidades da USP com as estruturas de apoio disponíveis para facilitar o desenvolvimento dos projetos.
Mais informações: www.runn.net.br
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Resgate da memória e história da ciência (com graça e diversão)
Blog mantido por Carlos Alberto Machado revive a saudosa e lúdica coleção “Os Cientistas” (http://oscientistas.wordpress.com/).
Os Cientistas
Início: Agosto 10, 2009
E.mail para contato: cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com
Junte-se a nosso time. Se você ainda possui as caixas de isopor em sua casa entre em contato conosco. Ajude nossa campanha pelo resgate da memória e história da ciência e para o retorno da coleção “Os Cientistas”.
Caixa de isopor do cientista Volta, que foi lançada pela Abril como número 4 em São Paulo e Rio de Janeiro e como número 1 no restante do Brasil.
A coleção de kits “Os Cientistas”:
Nos idos da década de 70, ou seja, em plena ditadura militar, a Editora Abril em conjunto com a extinta FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento de Ensino de Ciências), lançaram a coleção “Os Cientistas”. Eram caixinhas de isopor tamanho A5, contendo vidros coloridos, lâminas da natureza, frascos mágicos (químicos), balança, molas, microscópio e muitas…muitas experiências no campo da física, química e biologia. Com certeza, hoje existem muitos cientistas ou professores que foram de alguma forma influenciados a exercerem suas profissões, intuito sine qua non do pesquisador Isaías Raw, que hoje chefia o Instituto Butantã. O principal objetivo deste blog é o de participar de uma campanha que Isaias Raw iniciou, o retorno à coleção “Os Cientistas”.
Os Cientistas
Início: Agosto 10, 2009
E.mail para contato: cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com
Junte-se a nosso time. Se você ainda possui as caixas de isopor em sua casa entre em contato conosco. Ajude nossa campanha pelo resgate da memória e história da ciência e para o retorno da coleção “Os Cientistas”.
Caixa de isopor do cientista Volta, que foi lançada pela Abril como número 4 em São Paulo e Rio de Janeiro e como número 1 no restante do Brasil.
A coleção de kits “Os Cientistas”:
Nos idos da década de 70, ou seja, em plena ditadura militar, a Editora Abril em conjunto com a extinta FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento de Ensino de Ciências), lançaram a coleção “Os Cientistas”. Eram caixinhas de isopor tamanho A5, contendo vidros coloridos, lâminas da natureza, frascos mágicos (químicos), balança, molas, microscópio e muitas…muitas experiências no campo da física, química e biologia. Com certeza, hoje existem muitos cientistas ou professores que foram de alguma forma influenciados a exercerem suas profissões, intuito sine qua non do pesquisador Isaías Raw, que hoje chefia o Instituto Butantã. O principal objetivo deste blog é o de participar de uma campanha que Isaias Raw iniciou, o retorno à coleção “Os Cientistas”.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
DESIGN NAS EMPRESAS
EDITAL FAPEMIG 19/2009 > PROGRAMA ESTRUTURADOR REDE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
DESIGN NAS EMPRESAS > A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, considerando as Leis de Inovação Federal nº 10.973/2004 e Mineira nº 17.348/2008, e atendendo à orientação programática da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES/MG, observadas as diretrizes de políticas emanadas do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – CONECIT, e de seu Conselho Curador, as prioridades estratégicas do Sistema Mineiro de Inovação – SIMI, inserido no Programa Estruturador Rede de Inovação Tecnológica, torna público o presente edital e convida as empresas a se associarem às instituições de ensino, ou ensino e pesquisa, localizadas no Estado de Minas Gerais e cadastradas na FAPEMIG, a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro, de acordo com o que estabelece este Edital. [...]
http://www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital%2019-2009%20Design.pdf
DESIGN NAS EMPRESAS > A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, considerando as Leis de Inovação Federal nº 10.973/2004 e Mineira nº 17.348/2008, e atendendo à orientação programática da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES/MG, observadas as diretrizes de políticas emanadas do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – CONECIT, e de seu Conselho Curador, as prioridades estratégicas do Sistema Mineiro de Inovação – SIMI, inserido no Programa Estruturador Rede de Inovação Tecnológica, torna público o presente edital e convida as empresas a se associarem às instituições de ensino, ou ensino e pesquisa, localizadas no Estado de Minas Gerais e cadastradas na FAPEMIG, a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro, de acordo com o que estabelece este Edital. [...]
http://www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital%2019-2009%20Design.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)