domingo, 24 de maio de 2009

Bordas Fora: Mostra de Cinema de Bordas em Juiz de Fora


De 27 a 29 de maio de 2009, a Universidade Federal de Juiz de Fora organiza no Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant 790, Centro), por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura e do Instituto de Artes e Design, o evento Bordas Fora, o qual compreende uma mostra de “Cinema de Bordas” e duas mesas-redondas com integrantes do grupo de pesquisa Formas e Imagens na Comunicação Contemporânea - conhecido como o “Grupo das Bordas”.

O Bordas Fora traz para o MAMM filmes e vídeos exibidos nas mostras Nas Bordas do Cinema Brasileiro, realizada na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de maio de 2008, e Cinema de Bordas, oferecida pelo Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, de 22 a 26 de abril deste ano. O público juizforano terá a oportunidade de conhecer o trabalho de realizadores novos ou veteranos espalhados por todo o Brasil, guiados como zumbis por um desejo incontrolável de fazer cinema, ainda que com equipamentos precários, baixo orçamento e atores não-profissionais. São nomes como Francisco Caldas de Abreu Jr, Felipe Guerra, Joel Caetano, Tiago Belotti, Manoel Loreno, Dimitri Kozma, Leandro Vieira, Rodrigo Brandão, C. Perina C., Manoel Freitas, Junior Castro e Adilamar Halley Seja mineiro, paulista, gaúcho, paranaense, catarinense, capixaba, brasiliense ou manauara, todo cineasta “de bordas” exerce, cada um a sua maneira, a arte de um “cinema de guerrilha”.

“Cinema de Bordas” é um conceito criado pela professora e pesquisadora Bernadette Lyra, coordenadora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo. Diz respeito a uma produção audiovisual “subterrânea”, paralela, quase sempre marginalizada, muitas vezes trash. Bernadette lidera o grupo de pesquisa Formas e Imagens na Comunicação Contemporânea, que reúne pesquisadores de diversas regiões do Brasil, dedicados ao mapeamento crítico dessa produção audiovisual circulante à margem dos circuitos e aparelhos de distribuição/exibição institucionalizados. Esse trabalho permite contato com aplicações de linguagem e de tecnologia muito interessantes no que tange a uma paracinematografia nacional, e já rendeu dois livros lançados pela editora A Lápis, bem como artigos em periódicos científicos, mostras de cinema e vídeo e participações em congressos nacionais e internacionais. Integram o grupo de pesquisa os professores Gelson Santana (UAM), Laura Cánepa (UAM), Rogério Ferraraz (UAM), Rosana Soares (USP), Zuleika Bueno (Universidade Estadual de Maringá), Lúcio Reis (Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Lambari) e Alfredo Suppia (IAD-UFJF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário