Professor da UFJF abre programa de pós-doutorado da UFRJ
O professor do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Cícero Inácio da Silva participa amanhã, dia 15, da abertura do Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cícero inaugura as atividades com a palestra “Estudos Culturais Contemporâneos do Software”. O evento terá início às 14 h no prédio Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Praia Vermelha), com entrada livre.
A discussão será pautada em como os processos computacionais afetam as manifestações culturais e artísticas contemporâneas abordando novos formatos de publicação, acesso, produção e circulação dos bens culturais. O professor acredita que o convite recebido para a aula inaugural do pós-doutorado é uma forma de reconhecimento do seu trabalho e à própria pesquisa.
Cícero Inácio é coordenador no país de um grupo de pesquisa avançada, chamado “Software Studies”, da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), que estuda os efeitos dos softwares na cultura contemporânea. Chefiado pelo professor Lev Manovich, o grupo tem representantes na Coréia do Sul, Japão, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil. Cícero destaca a importância da pesquisa afirmando que “qualquer alteração em um software pode mudar a maneira da sociedade se comportar”.
Na UFJF, o professor atua na área de arte e comunicação digital como pesquisador e professor do Instituto de Artes e Design e no Programa de Pós-graduação em Comunicação onde aplica sua linha de estudo sobre software.
Outras informações: (32) 2102-3304 (IAD)
www.softwarestudies.com.br (Grupo de Pesquisa)
www.pacc.ufrj.br (Programa da UFRJ)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário