terça-feira, 20 de abril de 2010

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 9º FESTIVAL SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA

A 9ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema - SMVC, acontece de 30 de agosto a 04 de setembro de 2010, com o tema Entre Fronteiras, para celebrar as parcerias formadas pelo festival.

Em 2010 o Homenageado Nacional será Rosemberg Cariry, cineasta e presidente do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema. O Homenageado Local será Jair Alan, jornalista e crítico de cinema.

As inscrições para as Mostras Competitivas estão abertas no período de 18 de abril a 18 de junho (data de postagem) para curtas-metragens realizados em todo o país, com até 25 minutos, finalizados a partir de janeiro de 2009. As categorias de competição são animação, documentário e ficção para a Mostra Competitiva Nacional e Mostra Competitiva de Santa Maria e Região.

No mesmo período estão abertas as inscrições para a Mostra Nacional Competitiva de Videoclipes onde podem participar trabalhos de todo o país, também finalizados a partir de janeiro de 2009.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos no site: www.smvc.org.br ou pelo telefone (55) 9644 3691

SERVIÇO:

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 9º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA - SMVC.

ENTRE 18 DE ABRIL E 18 DE JUNHO DE 2010.

PELO SITE: WWW.SMVC.ORG.BR

Juliane Fossatti
Produção SMVC
Santa Maria Vídeo e Cinema /www.smvc.org.br
55 9644 3691

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Professor da UFJF abre programa de pós-doutorado da UFRJ

Professor da UFJF abre programa de pós-doutorado da UFRJ

O professor do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Cícero Inácio da Silva participa amanhã, dia 15, da abertura do Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cícero inaugura as atividades com a palestra “Estudos Culturais Contemporâneos do Software”. O evento terá início às 14 h no prédio Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Praia Vermelha), com entrada livre.
A discussão será pautada em como os processos computacionais afetam as manifestações culturais e artísticas contemporâneas abordando novos formatos de publicação, acesso, produção e circulação dos bens culturais. O professor acredita que o convite recebido para a aula inaugural do pós-doutorado é uma forma de reconhecimento do seu trabalho e à própria pesquisa.
Cícero Inácio é coordenador no país de um grupo de pesquisa avançada, chamado “Software Studies”, da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), que estuda os efeitos dos softwares na cultura contemporânea. Chefiado pelo professor Lev Manovich, o grupo tem representantes na Coréia do Sul, Japão, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil. Cícero destaca a importância da pesquisa afirmando que “qualquer alteração em um software pode mudar a maneira da sociedade se comportar”.
Na UFJF, o professor atua na área de arte e comunicação digital como pesquisador e professor do Instituto de Artes e Design e no Programa de Pós-graduação em Comunicação onde aplica sua linha de estudo sobre software.
Outras informações: (32) 2102-3304 (IAD)
www.softwarestudies.com.br (Grupo de Pesquisa)
www.pacc.ufrj.br (Programa da UFRJ)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cinema de Bordas no Itaú Cultural: São Paulo, abril

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1296

Cinema de Bordas no Itaú Cultural: São Paulo, abril

Cinema de Bordas chega à segunda edição
qua 21 a qui 25 abr
Mostra reúne o melhor da produção cinematográfica caseira de todo o Brasil. É imperdível!

Entre os dias 21 e 25 de abril, o Itaú Cultural apresenta a segunda edição do Cinema de Bordas. Nada de grandes orçamentos ou efeitos especiais de tirar o f??lego. A mostra é o espaço das produções cinematográficas independentes realizadas em todo o Brasil. Improvisação reunida em histórias inusitadas, "às bordas" do cinema comercial ou artístico.

Com curadoria de Bernadette Lyra e Gelson Santana, a seleção de filmes do Cinema de Bordas se abastece, sobretudo, dos filmes policiais, de horror, ficção científica, kung fu, histórias em quadrinhos, faroeste, comédia e por aí vai. Seja nas grandes capitais, seja nas pequenas cidades do interior, o importante é fazer cinema. Além dos curadores, a Mostra conta com participação e debates de todo o Grupo de Cinema de Bordas: Alfredo Suppia, Laura Canepa, Lucio Reis, Rogerio Ferraraz, Rosana Soares, Zuleika Bueno

Não deixe de confe rir a programação completa e os trailers de alguns filmes. Compareça e surpreenda-se!

quarta 21 de abril
16h programa 1
18h bate-papo com diretor e curadores
18h30 programa 2

quinta 22 de abril
18h programa 3
20h bate-papo com diretor e curadores
20h30 programa 4

sexta 23 de abril
18h programa 5
20h bate-papo com diretor e curadores
20h30 programa 1

sábado 24 de abril
16h programa 2
18h programa 3

domingo 25 de abril
16h programa 4
18h programa 5



Programa 1

Gato (assista ao trailer do filme)
Joel Caetano, 2009, 23 min, São Paulo (SP)
Muito sangue neste conto de terror e suspense sobre um homem e um gato.

A Bruxa do Cemitério 2 (assista ao trailer do filme)
Semi Salomão, 2009, 83 min, Apucarana (PR)
Dante, o primogênito de uma família do campo, é atormentado e manipulado por uma bruxa que foi morta injustamente. Ela quer que o rapaz atraia pessoas a um vale ? onde serão vítimas de forças sobrenaturais.

Programa 2

Chupa-Cabras
Rodrigo Aragão, 2005, 12 min, Guarapari (ES)
Um homem, vítima de sequestro, se vê perdido em uma floresta e logo descobre que não está sozinho: o Chupa-Cabras está à espreita.

Morgue Story, Sangue, Baiacu e Quadrinhos /strong> (assista ao trailer do filme)
Paulo Biscaia Filho, 2009, 78 min, Curitiba (PR)
Quadrinista de sucesso, mas frustrada em seus relacionamentos, Ana Argento conhece dois homens solitários: Tom, vendedor de seguros de vida que sofre de catalepsia, e Daniel Torres, médico legista, sociopata e estuprador com um método de crime bem peculiar.

Programa 3

Doutor Ekard
Marcos Bertoni, 2002, 18 min, São Paulo (SP)
Uma palestra sobre parapsicologia, hipnose e autoajuda é ministrada com fins duvidosos.

Coronel Cabelinho vs. Grajaú Soldiaz
Pepa Filmes, 2001, 80 min, Rio de Janeiro (RJ)
Filho de diplomata é assassinado pela gangue Grajaú Soldiaz. A imprensa cobra resultados e a polícia está acuada. A solução é trazer de volta o policial mais ?hardcore? da ditadura militar, Cor onel Cabelinho.

Programa 4

Aparências
Liz Marins, 2006, 8 min, São Paulo (SP)
Uma garota bela, loura e preconceituosa passa por sinistras experiências ao voltar da escola à noite.

Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado [Recut] (assista ao trailer do filme)
Felipe M. Guerra, 2001-2009, 90 min, Carlos Barbosa (RS)
Sátira e homenagem aos filmes de horror adolescente dos anos 1990, que resgatavam um subgênero muito popular na década de 1980: o slasher movie ? caracterizado pela presença de psicopatas do sexo masculino que matam adolescentes.

Programa 5

O Massacre da Espada Elétrica
Gerson Castilho, Lucio Gaigher, Merielli Campi e Rodolfo Arrivabene, 2008, 15 min, Guarapa ri (ES)
Muhamed Aki Haul é um garoto palestino, gordo e desajeitado que mora no Brasil. Na escola, sofre bullying - é isolado e alvo de piadas e chacotas. O "Pequeno Mamute", no entanto, resolve se vingar das humilhações diárias. Para tanto, conta com a ajuda de "Mestre Coruja", guru em forma de espada elétrica.

O Show Variado
Simião Martiniano, 2008, 40 min, Jaboatão dos Guararapes (PE)
Comédia e artes marciais estão presentes nesta série de esquetes, cujos personagens são, entre outros, um doutor e um delegado maluco.

Cyberdoom (assista ao trailer do filme)
Igor Simões Alonso, 2009, 40 min, São Paulo (SP)
São Paulo, 2054. A água é escassa e há novas doenças. A cidade foi dividia em bairros fechados para controle da população. A gangue Os Coletores busca um antídoto contra os d iversos vírus: a Bioágua, vendida a preços exorbitantes pelo monopólio de empresas.


Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metr??)

informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br
entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência

Não recomendado para menores de 14 anos

domingo, 11 de abril de 2010

Aula inaugural com Prof. Cícero Silva (UFJF): Programa Avançado de Cultura Contemporânea, UFRJ

15 de Abril – Aula inaugural do PACC/UFRJ com o prof. Cícero Inacio da Silva sobre “Estudos Culturais Contemporâneos do Software”.
“Os processos computacionais tem afetado ou influenciado as mais variadas manifestações culturais e artísticas contemporâneas. Kindle, Kobo, Sony Reader, Skyff, netbooks, entre outros, questionam os formatos tradicionais de leitura, pesquisa e acesso à informação”.

A palestra abordará novos formatos de publicação, acesso, produção e circulação dos bens culturais que serão afetados ou até mesmo ressignificados pela cultura do computador.

Às 14:00 h no Salão Moniz de Aragão- Predio do Fórum de Ciência e Cultura – Entrada Livre

http://www.pacc.ufrj.br/agenda.php
http://www.forum.ufrj.br/news/150410.html

Impure Cinema: Interdisciplinary and Intercultural Approaches to World Cinema

Leeds Art Gallery, 2-5 December 2010.
Conference convenor: Professor Lúcia Nagib, University of Leeds
Key Speakers:
Professor Dudley Andrew, Yale University
Professor Griselda Pollock, University of Leeds
Professor Jacques Rancière, Emeritus Professor University of Paris 8 (tbc)
Professor James Schamus, Focus Features/Columbia University (tbc)
Professor Robert Stam, New York University
Dr Jonathan Wood, Henry Moore Institute

This conference is organised by the Mixed Cinema Network, an international body devoted to the study of cinema as an interdisciplinary and intercultural subject area. The title of the network, as much as that of the conference, draws on André Bazin’s famous article, ‘Pour un cinéma impur: défense de l’adaptation’. This has been translated into English simply as ‘In Defense of Mixed Cinema’, probably to avoid any uncomfortable sexual or racial resonances of the word ‘impure’. This conference goes back to Bazin’s original title precisely for its defence of impurity, which refers, on the one hand, to cinema’s interbreeding with other arts and, on the other, to its ability to convey and promote cultural diversity. Cinema has been widely acknowledged as a meeting point of all other arts. Joseph Anderson, commenting on the ‘commingling media’ which participated in the genesis of Japanese cinema, reminds us of an old Buddhist saying, according to which ‘all arts are one in essence’. Bazin even prophesied that the critic of the year 2050 would find ‘not a novel out of which a play and a film had been “made,” but rather a single work reflected through three art forms, an artistic pyramid with three sides, all equal in the eyes of the critic’. Since poststructuralism, ideas of purity, essence and origin have come under suspicion, leading, in our day, to favourable approaches to ‘hybridisation’, ‘transnationalism’, ‘multiculturalism’ and crossfertilisations of all sorts. One could however ask whether cinema’s multidisciplinarity automatically entails cultural hybridity. Stam offers an affirmative answer to this question, by ascribing a ‘multicultural nature’ to artistic intertextuality. More importantly, he defends intertextual approaches to cinema as a means to ‘desegregate’ and ‘transnationalise’ criticism itself. The aim of this conference is to combine cinema’s interdisciplinary and intercultural aspects so as to contribute to the deprovincialisation of criticism and bridge the divide between aesthetic and cultural studies. It will necessarily contemplate intermedia translations, including literary and theatrical adaptations. But it will reach beyond this, by locating and analysing the ways in which multiple media share strategic narrative and aesthetic devices which can only be properly understood if their cultural determinants are taken into account. Film and philosophy, a growing subject in film studies, will also be central to the focus of the conference, not least because one of the most influential philosophers of our time, Gilles Deleuze, devoted two volumes to the cinema which have changed the ways in which film theory is conceived today. Many studies have been devoted to cinema’s interface with individual art forms, such as literature, photography, music and painting. However, never before has this interdiciplinarity been addressed as a single phenomenon, inherent to cinema’s very nature and intercultural by definition. Here lies the originality of this event and its potential for great impact on the ways film is researched and taught worldwide.

ver http://mixedcinemanetwork.org/node/74

sexta-feira, 2 de abril de 2010

OFERTA DE NOVAS DISCIPLINAS: 1o SEM/2010

Prezados professores, alunos e funcionários do IAD,
estamos divulgando a oferta das disciplinas:

ART235: Teoria do Design
Prof. Cláudio Lamas de Farias
Às segundas-feiras, de 13 às 17h

ART: Design, identidade cultural e artesanato
Prof. Cláudio Lamas de Farias
Às segundas-feiras, de 18 às 22h

ART 222: Ateliê de Arte e Novas Tecnologias
Prof. Cícero Inácio da Silva
Às segundas-feiras, de 13 às 17h

ART 305: Design de Mídia I (multimídia instrumental)
Prof. Cícero Inácio da Silva
Às segundas-feiras, de 18 às 22h

30 vagas (em cada disciplina)
Início das aulas: 12 de abril de 2010
Inscrições: de 5 a 9 de abril – Coordenação do BI

Favor divulgar a quem possa interessar.
Cordialmente,

Valéria de Faria Cristofaro
Chefe do Depto. de Artes e Design do IAD
Instituto de Artes e Design - UFJF

quinta-feira, 1 de abril de 2010

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2010 NO IAD



A recepção aos calouros 2010 no IAD, dia 26 de março, arrebentou com música eletrônica e projeção nas paredes do prédio. A próxima vez promete...

Professor Cícero Silva (IAD/PPGCOM-UFJF) participa de mesa sobre Mercado, Cultura e Software Livre em São Paulo-SP

Oliveira filma em 3D

O novo filme de Manoel de Oliveria, O estranho Caso de Angélica, foi rodado a 3D. Segundo o realizador, a técnica serviu para dar "mais espesura às personagens". O filme deverá estrear-se no Indie Lisboa
10:21 Quinta-feira, 1 de Abr de 2010

Manoel de Oliveira não pára de surpreender. O seu próximo filme, O Estranho Caso de Angélica, que deverá estrear no Indie Lisboa, foi filmado também em versão 3D. Oliveira torna-se assim o único realizador da História que iniciou a sua carreira no cinema mudo e chegou às três dimensões. Aos Cahiers du Cinema, Oliveira disse: "Esta nova tecnologia tem servido o cinema espectáculo, distraindo-nos assim do seu potencial para o cinema de autor". Manifestou também a sua satisfação por poder dar mais "espessura" às personagens. Contudo, ironiza, lembrando: "Mais do que ter a terceira dimensão é importante não perder as outras duas". O realizador adaptou-se bem à técnica, afirmando mesmo: "Mais difícil foi a passagem para o sonoro". O Estranho Caso de Angélica, com Ricardo Trepa e alguns jovens actores estreantes baseia-se num argumento que o próprio Oliveira escreveu em 1952. O produtor, Luís Minarro afirmou tratar-se de "uma história sobre o amor metafísico, para além do bem e do mal".